Shofetim

CENTRO CRISTÃO DE ESTUDOS JUDAICOS - Estudo da Parasha da Semana – Cristãos estudando as fontes judaicas:
Dt 16,18 – 21,9 – SHOFETIM

Rabbi Adin Even-Israel Steinsaltz - Talks on the Parasha – Israel: Maggid Books, 2015, p. 388 – 394. Tradução: P. Fernando Gross

NA SIMPLICIDADE

shofetim 01

A primeira letra da palavra tamim - a letra tav - no versículo “Seja sincero (Tamim) com Deus Seu Senhor” (Dt 18,13) é tradicionalmente escrito em rolos da Torá maiores que as outras letras da palavra. O rabino Naftali, de Ropshitz, que era conhecido por brincar às suas próprias custas, e mais ainda à custa de outras pessoas, uma vez disse que a razão do grande TAV é para que haja espaço dentro dele para todos, para que ninguém se considerasse grande e grande demais para se encaixar nessa sinceridade.

O que significa "ser sincero com Deus, seu Senhor"? Não é tão simples determinar que tipo de pessoa se qualifica como Tamim.

A primeira pessoa a quem esse atributo é designado é Jacó que era um "homem sincero (ish Tam) que ficou nas tendas", ao contrário de Esaú, que era "um caçador qualificado" (Gn 25,27).

A designação Ish Tam está tão intimamente identificada com Jacó que o grande Tosafist Rabbeinu Tam recebeu esse nome porque seu primeiro nome era Jacó. Geralmente, imaginamos um Ish Tam como um tipo de criatura humilde, um jovem pálido, um ingênuo, que fica na tenda e não sabe como executar nem as tarefas mais simples. No entanto, a partir da narrativa da Torah, Jacó não parece se encaixar nessa descrição. Ele não é simples e ingênuo; ao contrário, o Talmud diz que quando Jacó conheceu Raquel e disse a ela que ele era o irmão de seu pai, ele disse a ela: "Eu sou seu irmão por engano" (Bava Batra 123a). Com certeza, Jacó usa essa astúcia para sair ileso diante de Labão.

No hebraico moderno, um tamim é ingênuo, uma pessoa cujas capacidades mentais podem estar faltando de alguma maneira. Mas esse não é o significado claro de "ser sincero com Deus, seu Senhor" e da palavra tamim, como geralmente aparece na Torá. Em vez disso, a Torá fala de Temimut no sentido de totalidade e sincero.

Essa distinção pode ser vista considerando o contexto de nosso versículo. Moisés diz ao povo de Israel que, se eles querem conhecer o futuro, eles não devem ser como todas as outras nações que "ouvem astrólogos e adivinhos" (Dt 18,14). Em vez disso, eles devem “ser sinceros com Deus, seu Senhor” - estarão completamente com Ele. Quando as pessoas querem ver algo escondido deles, alguns tentam ver o item oculto se afastando furtivamente. O rei Saul, por exemplo, argumentou que, se ele não pudesse conhecer o futuro - nem através do Urim e de Tumim nem através dos Profetas - ele sairia da estrutura da Torah e visitaria a mulher que consulta fantasmas. Quando algo é interessante e intrigante o suficiente, é muito tentador sair para ter um vislumbre.

"Seja sincero com Deus, seu Senhor", significa que devemos estar totalmente com ele, assim como Hemor e Siquém descreveram a família de Jacó para seus colegas da cidade: "Essas pessoas estão completamente em paz conosco" (Gn 34,21).

Ser sincero com Deus, seu Senhor, significa estar completamente no domínio de Deus e não sair para ter um vislumbre do futuro. Como tal, Temimut é realmente uma questão simples. É a simplicidade de quem vive dentro de um mundo de todo o coração.

A HABILIDADE DE ACEITAR

Outra diferença entre o tamim e o não-tamim é a capacidade de aceitar imediatamente coisas novas, seja outra pessoa, ideia ou assunto, sem perguntar constantemente se talvez o oposto seja o certo.

Temimut é medido pela reação inicial de uma pessoa: ele imediatamente bloqueia tudo o que encontra ou vem com a vontade de ouvir e aceitar? Após a aceitação inicial, certamente há espaço para investigação e exame, estudo e pesquisa, e às vezes se descobre que a coisa em questão deve ser rejeitada. Mas a reação inicial de alguém é o que determina se alguém é um tamim ou não.

Rashi comenta que um ish tam é "aquele que não é nítido em enganar". Alguns explicam que a referência não é para quem não sabe como enganar ou não entende o que é o engano; em vez disso, “nítido em enganar” refere -se a alguém cujo primeiro pensamento é como tirar proveito da outra pessoa: “Você não confia nos outros porque são não confiáveis” (Is 7, 9).

O Midrash relata que, quando Deus ofereceu a Torah aos ismaelitas, eles perguntaram: "O que está escrito nela?" Enquanto o povo de Israel imediatamente disse: “Faremos e ouviremos!” (Mechilta Derashbi, Ex 20,2). O Talmud cita as palavras de um certo sectário: "Você é um povo precipitado, que deu precedência à sua boca sobre seus ouvidos [quando você disse:" nós faremos e (então) ouviremos"]". Rava respondeu a ele: “Nós, que andamos na integridade, está escrito: ‘A integridade dos justos os guia, a falsidade dos perversos os arruina’ (Pr 11,3)” (Shabat 88ab).

Essa é exatamente a essência de Temimut: um Tamim é aquele que diz imediatamente: "Vamos fazer e depois ouvir", em vez de sempre ter certeza de perguntar o que está escrito.

Isso significa que é mais fácil para os judeus cumprir a Torah do que teria sido para os Ismaelitas ou os Edomitas? Pode -se argumentar exatamente o oposto: é verdade que os ismaelitas não poderiam aceitar "não cometer adultério" e os edomitas não puderam aceitar "não matarás" (Ex 20,13), mas o povo judeu teve dificuldade em aceitar todos os dez Mandamentos, do começo ao fim. No entanto, a abordagem do povo judeu era que, como a Torah veio de Deus, era sua responsabilidade aceitá-la antes de investigar profundamente os detalhes. Se houver problemas mais tarde, eles poderão ser tratados, com a luta, lidar e acerto de contas necessários, interna e externamente.

A diferença entre Israel e as nações é a diferença entre Temimut e a sensação de que tudo deve ser investigado. É a vontade de aceitar uma coisa como é, sem sentir a necessidade de desmontá-la primeiro, extrair o mecanismo interno e ver como ele funciona e só então considerar se deve aceitá -lo.

UM MUNDO COMPLEXO

Quando se perde a capacidade de ver algo novo e simplesmente seguir em frente - seja por causa da própria personalidade, da sociedade em que ele vive ou da educação que recebeu - essa é uma maneira venenosa de viver a vida de alguém. Essa pessoa nunca mais poderá ver as coisas de uma maneira reta. Isso realmente acontece com algumas pessoas. Eles chegam a um estado em que assumem que, por trás de todos os sorriso, espreitam pensamentos sombrios. Eles perdem a capacidade simples de reconhecer e aceitar o bem nas coisas.

É difícil ser Tamim. Talvez seja fácil para quem nunca sofreu decepções em sua vida. Para alguém que nunca foi chutado por trás, é mais fácil se relacionar com as pessoas de acordo com as expressões em seus rostos. Ele se sente muito mais confortável com as pessoas; Se alguém sorri para ele, ele sorri de volta. O problema existe principalmente com aqueles que já encontraram desonestidade em relacionamentos interpessoais. No entanto, mesmo essas pessoas são acusadas de manter sua Temimut, e isso não é fácil.

Parte do que as pessoas aprendem no decorrer de suas vidas, para o bem ou para o mal, é que o mundo é complexo e nem todo mundo é o mesmo por dentro e por fora. Apesar da necessidade de viver a vida de alguém com Temimut, isso também é uma experiência que é preciso aprender: embora nem tudo o que pareça desagradável por fora seja desagradável por dentro, e embora nem tudo o que pareça assustador deva realmente causar alarme, o reverso também é verdadeiro; nem toda coisa legal é realmente tão legal quanto parece. No entanto, às vezes as pessoas levam essa desconfiança longe demais e não conseguem mais aceitar nada pelo valor nominal.

Depois que Adão comeu da Árvore do Conhecimento, ele pode querer cuspir, porque provavelmente descobriu imediatamente que o prazer do conhecimento é acompanhado por muita dor. O que é difícil e trágico é que, uma vez que o homem tem o gosto da fruta, após a menor lambida da árvore do conhecimento, é muito difícil cuspir.

Quando se ouve o sopro do shofar, apesar de todos os assuntos halakhic (leis de comportamento) relacionados a ele, deve -se lembrar da simples pergunta: "Um shofar será soprado em uma cidade e as pessoas não ficarão alarmadas?" (Amós 3,6). O tempo do sopro do shofar é projetado para esse alarme, mas, em vez de alarme, muitas pessoas se concentram em quanto tempo durou o toque de shofar, se os tons de foram satisfatórios e se o soprador de shofar ficou confuso e soprou dez vezes em vez de nove. Pode ser que, quando alguém ouviu o sopro do shofar quando criança, sentiu um medo de julgamento e medo de Deus. Mas agora que se cresceu e estudou não experimenta nenhum desses medos. Em vez do aspecto simples do alarme inerente ao sopro de shofar, ele se transformou em uma ciência dos toques de shofar. Eu posso imaginar que, até de frente para o Monte Sinai, havia algum homem sábio e aprendido que se levantou e disse: “Pois bem, quanto tempo durou esse toque do shofar?" Estou certo de que havia várias pessoas que temem a Deus lá que, quando ouviram o som do shofar "crescendo cada vez mais alto" (Ex 19,19), fizeram questão de contar quantos segundos durou.

Em um certo sentido, depois de já ter encontrado tantas partes individuais e desarticuladas, torna -se muito difícil ver o todo, o Temimut. O Talmud expõe o versículo: "Aceite (Hasket) e ouça, ó Israel" (Dt 27: 9), dizendo: "Primeiro, seja silencioso e só depois analise (Kattet)" (Berachot 63b). Primeiro, há um estágio de escuta, de aceitar. Somente então é hora de discutir e analisar, quebrar e reconstruir. Se alguém se envolve apenas em análise sem manter a capacidade de receber, a ideia não está mais viva; são apenas peças dissecadas.

Um patologista que realiza autópsias geralmente sabe mais sobre o corpo humano do que qualquer outra pessoa. No entanto, em certo sentido, ele agora sabe menos, pois nunca recebeu o todo em sua forma perfeita. Tudo o que ele tem que trabalhar são peças dissecadas.

Isso é verdade para uma vasta gama de coisas, variando da fé à oração. Integral à oração é o apelo à força para servir a Deus de todo o coração. Essa é uma capacidade que geralmente temos quando cometemos pecados, mas menos quando realizamos os preceitos (Mitzvot). Quando uma pessoa comete um pecado, ele não considera quantas proibições ele implica e como esse pecado é vergonhoso e desprezível. Enquanto o pecado está sendo cometido, ele tem a capacidade de esquecer do próprio pecado e de alguma forma ser totalmente investido na performance. Deve-se orar pela capacidade de executar os preceitos da mesma maneira, sem todas as considerações que vêm com eles.

Comecei com o rabino Naftali do comentário de Rapshitz sobre o tav da palavra tamim - que às vezes pode parecer que já é um grande homem. É bom que o sopro do shofar faça com que os olhos das crianças se encham de lágrimas. Mas se alguém acredita que ele é um homem grande e instruído, que estudou muito sobre as halakhot (leis de comportamento) sobre o toque de shofar, é difícil imaginar reagir dessa maneira. No entanto, o que o rabino Naftali, de Rapshitz, diz é que, mesmo para um homem tão grande, há espaço para ele entrar em Temimut (Simplicidade). De fato, ele é obrigado a fazer exatamente isso.

“EU ACALMEI E ME AQUIETEI”

A cada ano, Parashat Shofetim é lido perto de Rosh Hashaná (Ano Novo), e a natureza de Rosh Hashaná é que ele sempre chega, quer eu queira ou não. Nesse grande dia, o dia do julgamento e o dia da lembrança, há um aspecto de "Eu acalmei e sossegueiu" (Sl 131,2). De fato, em Rosh Hashaná, o preceito Mitzvah não é o de soprar o shofar, mas "ouvir o som do shofar" - ouvir e aceitar. O novo começo em Rosh Hashaná é significativo porque define a direção do progresso de alguém e, se alguém começar em um ângulo errado, há uma chance maior de continuar dessa maneira no futuro.

Rosh Hashaná é, sem dúvida, um dia de intensa oração. O costume de Rosh Hashaná é ler capítulos de Salmos; De fato, muitas pessoas leem o livro inteiro dos Salmos duas vezes. É preciso lê -lo enquanto lê um livro - basta ler e reagir. Às vezes, há uma reação positiva e às vezes há uma reação negativa, mas sempre há uma reação.

Muitos judeus aprendidos e tementes a Deus não terão tempo para tudo isso. Quando essas pessoas lêem os Salmos, provavelmente não chegarão ao capítulo 131, um capítulo que demonstra como ser verdadeiramente sincero com Deus:

“Canto das subidas. De Davi.

SENHOR, meu coração não fica altivo e meus olhos não se elevam. Não ando atrás de grandezas nem de maravilhas superiores a mim. Pelo contrário, aquietei e acalmei minha alma. Como um bebê amamentado sobre sua mãe, como o bebê amamentado sobre mim, assim está minha alma. Ó Israel, aguarda pelo SENHOR, desde agora e para sempre (Sl 131,1-3).

Assim como uma criança senta-se com sua mãe, mesmo depois que ele é desmamado, um homem grande e instruído também pode sentar -se dessa maneira em oração, mesmo depois de obter vastas quantidades de conhecimento e interpretações. Quando alguém enfrenta a Deus, "minha alma está comigo como uma criança desmamada".

Para refletir sobre uma teologia da continuidade sobre as Escrituras Sagradas:
É possível conciliar o que Adin Steinsaltz diz sobre Teminut (sinceridade) com os seguintes versículos: 1Pd 1,22; Hb 10,22; Rm 12,9, 2Cor 8,21; Fl 4,8? Concorda, discorda, justifique a sua resposta.

O que os textos e citações lhe fazem refletir? Que perguntas os textos lhe fazem?

(Próxima Parasha – Ki Teitzei – Quando você sair
Dt 21,10 – 25,19; Is 54,1-10)