Deus conosco Emanuel

MENSAGEM DE NATAL 2020 - Irmão Elio Passeto, NDS - Jerusalém - Israel

Irmão Elio Passeto, NDS
Queridos amigos, Shalom de Israel-Jerusalém!

Durante este período especial em que celebramos a importância da luz, das luzes de Hanukkah às luzes de Natal, gostaria de compartilhar com vocês uma reflexão sobre a encarnação de Deus, passando por Israel para o mundo.

Em primeiro lugar, penso que ninguém poderia ter suposto em fevereiro passado, que chegaríamos em dezembro deste ano a uma situação como a que o mundo se encontra. Todas as perspectivas, as mais pessimistas da época, não previam o que estava por vir. No momento, depois de ter visto tanto sofrimento, perda de vidas, angústias, medos e incertezas, a humanidade ainda está dentro do túnel e a luz que aponta a saída da crise ainda não apareceu!

O celebrado início da aplicação da vacina, por vários países contra a Covid 19, parece indicar que estamos na fase de declínio da crise. Por outro lado, sabe-se que se o processo seguir seu curso com sucesso, ainda é preciso ter paciência e ficar alerta. Nas melhores condições, as pessoas estarão protegidas, mas não todas de uma vez e certamente muitas pessoas não terão acesso imediato a este recurso. Será um teste concreto para a humanidade - países, organizações e pessoas - todos nós, se pudermos aprender algumas lições com esta catástrofe que se abateu sobre nós.

Não é um momento para perder a esperança, mas ao invés disso, precisamos buscar forças e motivações em nossos recursos confiáveis. É hora de renovar nossos projetos voltados para o outro que sofre mais do que nós, que tem menos condições do que nós. Sabe-se que o Covid-19 atacou o mundo inteiro, mas nem todos foram afetados da mesma forma. Existem diferenças no sofrimento. Muitos tiveram seus ganhos reduzidos, enquanto outros perderam o emprego, sua única fonte de vida. Muitos passaram o tempo confinados em casa, enquanto outros não tinham um lar onde ficar confinados. Muitos sofrem, apesar dos tratamentos recebidos, enquanto outros nem sequer têm acesso ao tratamento.

Diante disso, as circunstâncias que vivemos este ano são diferentes e, portanto, a nossa celebração do Natal deve ser vivida de forma diferente. É uma ocasião para cada um de nós descobrir um novo sentido do Natal.

A Palavra de Deus nos ensina que nos momentos em que as pessoas passam por dificuldades, passando por sofrimentos severos, Deus se aproxima: Deus está presente no sofrimento humano. Em Êxodo 3, 1-6 Deus se revela a Moisés do meio da sarça ardente. E a tradição de Israel interpreta essa passagem como Deus que se associa ao sofrimento do povo de Israel em sua escravidão no Egito e ao sofrimento que viria no futuro. O sofrimento não é causado por Deus, mas Ele sofre com quem sofre e, portanto, se a humanidade sofre, Deus está naquele sofrimento com as pessoas.

O povo de Israel, ao longo de sua história, experimentou Deus e a proximidade de Deus. Cada dificuldade apresentada ou sofrida vivenciada, era uma ocasião para perceber a presença de Deus entre o povo. Esta experiência de estar perto de Deus e senti-lo no meio deles foi transmitida através da oração e do ensino de Israel: “Não tinha estado o Senhor conosco - diga-se Israel, não tinha estado o Senhor conosco - quando os homens se levantaram contra nós. .. o nosso socorro está em nome do Senhor, que fez o céu e a terra ”(Sl 124). “Erguei gritos de júbilo, exultai, ó habitantes de Sião, porque grande é o Senhor de Israel entre vós” (Is 12, 6).

Este aprendizado histórico da presença de Deus aprofundou a consciência do povo de Israel de que o Deus que se revela a eles é o Deus Único, não há outro, “não há outro deus além de mim” (Dt 32,39 ), “Todos os deuses das nações são ídolos” (Sl 96,5). Portanto, Ele é o Deus de toda a humanidade e de toda a criação. Em primeiro lugar, o plano de Deus se manifesta pela escolha de Abrão de constituir um povo (o povo de Israel) e, por meio desse povo, de se revelar a toda a humanidade: “e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12,3 ).

A ação de Deus no mundo, pode-se dizer, é condicionada pelas promessas feitas a Abraão e seu desenvolvimento conforme visto na vida dos descendentes de Abraão. Esta relação particular entre Deus e Israel está em vista do plano universal: Deus se torna conhecido por toda a humanidade por meio de Israel, ou seja, Israel é um instrumento pelo qual Deus é reconhecido pelas Nações. A escolha de Israel por Deus é conduzir a humanidade a Si mesmo: “Eu também te farei uma luz para as nações, para que a minha salvação chegue até os confins da terra” (Is 49, 6). A plenitude de todas as nações reconhecendo o Deus que se revela a Israel é, ao mesmo tempo, a realização do plano de Deus para Israel. Para Deus, Israel e outras nações são distintas, com vocações específicas, mas ambas dependem uma da outra. Na canção de Simeão, quando Jesus é apresentado no Templo, que é o lugar da presença de Deus (Shekinah), Simeão anuncia o momento final em que todas as Nações veem a luz, portanto, a salvação veio às Nações e como em conseqüência, ele vê a glória de Israel, o povo de Deus: “Pois os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante da face de todos os povos; Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”(Lc 2, 30-32).

Israel primeiro tem a responsabilidade de ser o testemunho de Deus para as nações. Portanto, a salvação do mundo depende de Israel, da sua fidelidade à Aliança com Deus, na prática da Sua Palavra. Essa relação intrínseca estabelecida entre Deus, Israel e as Nações surgiu na consciência religiosa de Israel de que Deus se manifestaria em forma visível, divino-humana.

Os chamados livros apócrifos, como Esdras, Enoque, que refletem uma crença popular judaica disseminada durante o período do Segundo Templo, descrevem essa figura espiritual com poderes divinos e duração eterna. Também temos no livro do Profeta Daniel a figura de alguém semelhante ao humano, mas que vem de cima e seu poder é do céu e eterno: “Eu vi em visões noturnas, e eis um semelhante ao Filho do homem veio com as nuvens do céu, e veio até ao Ancião de muitos dias, e eles o trouxeram diante dele. E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem: seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e seu reino, aquele que não será destruído” (Dn 7, 13-14). A figura do Menino divino em Isaías com poderes absolutos que perpetua a semente de Davi é outro exemplo: “Os que andavam nas trevas viram uma grande luz: os que habitam na terra da sombra da morte têm sobre eles a luz brilhou ... Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: e o governo estará sobre seus ombros: e seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus poderoso, Pai da eternidade, Príncipe de Paz. Do aumento de seu governo e paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e sobre seu reino, ordená-lo e estabelecê-lo com juízo e justiça de agora em diante para sempre. O zelo do Senhor dos exércitos fará isso”(Isaías 9, 1. 5-6).

O profeta Isaías, que assim contemplou a dimensão universal da vocação de Israel, anunciou que viriam dias em que todas as nações reconheceriam e cantariam louvores ao Deus que se revela a Israel e de quem Israel dá testemunho: “E as nações virão tua luz, e reis ao brilho de tua ascensão. Levanta em redor os teus olhos e vê: todos eles se ajuntam e vêm a ti”(Isaías 60, 3-4). Aprendemos que na visão de Isaías as nações permanecem nações e é nessa condição que reconhecem Deus, o único Deus que se revela a Israel.

Do mesmo modo, Isaías antevê a forma particular de Deus se manifestar, estar visivelmente no mundo, estar na realidade temporária da história de Israel e a partir daí resgatar a história na sua totalidade: “Portanto o próprio Senhor te dará um sinal: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará de Immanu-El (אל עמנו) Deus conosco ”(Isaías 7,14).

Os textos do Novo Testamento bebem tudo dessas fontes, do que está escrito e do que foi uma interpretação oral que não chegou até nós, mas que podemos perceber nas entrelinhas. O evento de Jesus é baseado principalmente nas Escrituras Judaicas e em sua interpretação. Como Paulo diz: “Porque primeiro vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras; E que ele foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras”(1Co 15, 3-4). Também aprendemos isso, como outro exemplo, desde o início do Evangelho de Marcos. O que dá autoridade na transmissão da verdade da fé é o fundamento da Escritura e não a descrição dos fatos ocorridos: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus; Como está escrito nos profetas ... ”(Mc 1, 1).

O Evangelho de João começa com sua visão final. A fé no Jesus ressuscitado ilumina seu nascimento. É a experiência de Jesus ressuscitado que ilumina a leitura das Escrituras e a compreensão de sua interpretação que o povo de Israel havia desenvolvido ao longo da história: “E o Verbo (dabar) se fez carne e estabeleceu sua tenda (Sucá) entre nós e vimos a sua glória, aquela glória que, como Filho único, cheio de graça e de verdade, recebeu do Pai ”(Jo 1,14). A ideia por trás da habitação como Sucá evoca o fim dos tempos, a escatologia: a experiência que o povo de Israel teve durante a festa de Sucot: o momento de ver Deus e ser visto por Ele como uma grande assembleia do povo de Deus com Ele em um divino experiência. João estende essa experiência de Israel a uma dimensão universal e final. O tempo já começou, a esperança já começou a realizar-se: o Deus que se revelou a Israel, agora por Israel abrange o universal. Esta teologia joanina está presente e desenvolvida no livro do Apocalipse onde a Sucá assume o seu significado último porque o autor ou a comunidade do autor já era visto como estando no fim dos tempos: “Portanto, estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite no seu templo; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles a sua Sucá (tenda) ”(Apocalipse 7,15). Como podemos ver na sequência, é a experiência da Sucá eterna e a plenitude da esperança messiânica de Israel em sua dimensão universal: “Eis que a Sucá de Deus está com os homens e com eles habitará, e eles serão o seu povo , e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”(Ap 21,3).

Neste período em que somos convidados a celebrar o nascimento de Jesus, segundo o que nos ensina o Novo Testamento, devemos ter em conta que a nossa fé, a fé cristã é uma fé pós-pascal, pós-ressurreição. O tema do nascimento de Jesus não está presente nos primeiros escritos cristãos, nem nas cartas de Paulo ou nas cartas atribuídas a ele, nem no Evangelho de Marcos. Isso indica que as comunidades nas primeiras décadas do primeiro século se formaram e transmitiram a experiência da ressurreição como elemento central e essencial. Então, com o passar dos anos, a geração que não conviveu com Jesus sentiu a necessidade de contar sobre Sua vida, desde o início. A transmissão da fé vivida em Jesus, ressuscitado pelos judeus, homens e mulheres, de que Ele é o Messias esperado e Deus feito Homem-Judeu, encheu de significado a vida histórica de Jesus até o seu nascimento e muito mais. Esta convicção de fé integrou Jesus na história da Salvação, segundo as Escrituras, desde o início da criação, passando pelo chamado de Abraão e dos seus descendentes, para formar o povo particular de Deus e confirmar a perpetuidade da Casa de David.

Por isso, a proclamação do grande mistério da encarnação de Deus na história ganha sentido e pode ser compreendida dentro da realidade judaica em que viveram Jesus e seus seguidores judeus, onde a experiência da fé se combinou com as Sagradas Escrituras e a sua interpretação ao longo da história que se impregnou da certeza da presença de Deus que se manifesta no Emanuel (Deus conosco), também entendido como o Messias esperado. A encarnação, que celebramos como Natal, é, portanto, uma realidade de Israel e tem uma dimensão universal, para toda a humanidade. Com isso podemos dizer com o Profeta Isaías: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado: e o governo estará sobre seus ombros: e seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, O Deus poderoso, O eterno Pai, o Príncipe da Paz ”(Isaías 9: 5). E, com o velho Simeão, podemos louvar a Deus dizendo que por meio de Israel sua luz brilhou para as nações, que pela graça nós, que fazemos parte das nações, nos tornamos herdeiros: “Pois os meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante do rosto de todas as pessoas; Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”(Lc 2, 30-32).

Meus queridos amigos, aproveito a oportunidade para desejar a todos um Santo Natal e votos de que o Ano Novo traga saúde, esperança a todos e que possamos retornar às nossas atividades de estudo e descoberta de Deus através do estudo de Sua Palavra e de seus interpretação da Terra de Israel em contato com o povo a quem Deus se revelou e se fez carne.

Jerusalém, Natal de 2020.
Irmão Elio Passeto, NDS